sábado, 9 de junho de 2012

Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura - Oferta de t-shirt oficial

Os participantes no “Passeio Dia Um de Portugal - Conhecer Guimarães em Bicicleta”, a realizar no dia 24 de junho, vão receber uma t-shirt oficial de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura” oferecida pela Liberty Seguros. A participação no passeio é gratuita e inscrições são limitadas, podendo ser efetuadas em www.acm.pt.


“Conhecer Guimarães em Bicicleta” é um evento oficial de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, Tempo Livre e Guimarães 2012, integrando a quarta edição do passeio “Dia Um de Portugal”, um Encontro de Bicicletas Antigas, uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike e circuitos de bicicletas para crianças. As atividades serão centralizadas na alameda Alfredo Pimenta onde estarão disponíveis, entre as 9 e as 17h30, circuitos de bicicletas para crianças e outros divertimentos.

No Passeio Dia Um de Portugal participarão Cândido Barbosa, Tiago Machado, Alves Barbosa, Venceslau Fernandes, José Martins, Luís Teixeira, Mário Miranda, Delmino Pereira, Joaquim Andrade, Rui Lavarinhas e Palatsi, além do mais de meio milhar de pessoas que já se inscreveram para o passeio - de dificuldade baixa - que começará e terminará na alameda Alfredo Pimenta.

O percurso do passeio terá a extensão de 12,5 quilómetros, de dificuldade baixa e a efetuar em ritmo de passeio, procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. O início está marcado para as 10h30 e o final previsto para as 12 horas.

Os participantes terão direito a uma t-shirt oficial de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura oferecida pela Liberty Seguros, a placa/número de identificação e ao seguro desportivo, habilitando-se ainda ao sorteio de diversos prémios.

O Passeio Dia Um de Portugal, na sua quarta edição, pretende incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".

Encontro de Bicicletas Antigas
No mesmo dia e também integrado no “Conhecer Guimarães em Bicicleta”, realiza-se o Encontro de Bicicletas Antigas. Com início às 9h30 no Parque das Hortas, os participantes no Encontro de Bicicletas Antigas deslocar-se-ão em direção à alameda Alfredo Pimenta para a partida conjunta (10h30) com o passeio Dia Um de Portugal. Depois de um percurso inicial comum, o Encontro de Bicicletas Antigas prosseguirá com um desfile pelo centro histórico de Guimarães (fotografias, abastecimento, entrega de lembranças e bênção das pasteleiras), almoço na Penha (13h30, no restaurante D. José) e atividades de animação e entrega de prémios (15 horas).

As inscrições para o Encontro de Bicicletas Antigas têm o custo de 5 euros (sem almoço), 15 euros (com almoço), 7,5 euros (menores até aos 10 anos) e de 15 euros (almoço para os acompanhantes), devendo ser efetuadas, até ao dia 18 de junho, em www.acm.pt.

Taça de Portugal de Trial Bike
Na tarde do dia 24 de junho, os melhores atletas nacionais de Trial Bike estarão em Guimarães, na alameda Alfredo Pimenta, para disputarem mais uma etapa da Taça de Portugal.

O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objetivo desta competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido. O início da competição está marcado para as 14h30 e estão em perspetiva momentos de grande espetacularidade, adrenalina e emoção.

Circuitos de bicicletas para crianças
Entre as 9 às 17h30, a alameda Alfredo Pimenta terá ainda à disposição dos mais novos circuitos de bicicletas “RadicalPark by Specialized” de utilização gratuita. Com uma pista infantil, minicircuito de BTT e bicicletas Specialized para crianças jovens, o “RadicalPark by Specialized” promete aos mais novos “animação, ritmo e adrenalina”. O “RadicalPark by Specialized” e um projeto do piloto de Down Hill Fábio Oliveira, inserido no First Gear, que pretende dinamizar, sensibilizar e motivar os jovens para a prática desportiva e a adoção de uma vida saudável.

Conhecer Guimarães em Bicicleta - Passeio Dia Um de Portugal, organizado pela Tempo Livre, Associação de Ciclismo do Minho e Guimarães 2012 tem o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Liberty Seguros, Specialized, RadicalPark, Sumol, Compal, Gelados Olá, Unicer, Cision, Hermotor - Ford, Reclamos Vitória, Arriva, FullSport, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Bike Zone - Guimarães, Bike Magazine e Ciclismo a Fundo.

O Encontro de Bicicletas Antigas conta também com a colaboração do Clube de Bicicletas Antigas de Cavalões, AVE, Turipenha, Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, Animação Fernando Ribeiro, Histórico by Papaboa, Rolhas e Rótulos e Trinas.

Fonte : www.FreeBike.pt

1 comentário: